Notícias
07.04.2014
ESocial é adiado para outubro de 2014
Conforme veiculado em O Estadão, o governo federal atendeu às pressões dos empresários brasileiros e adiou o início da obrigatoriedade da adesão ao eSocial para o mês de outubro de 2014. Anteriormente, estava previsto para junho do ano corrente.
As empresas de lucro real com receita anual superior a R$ 78 milhões deverão transmitir os dados via eSocial a partir de outubro de 2014. A substituição definitiva das guias de recolhimento deverá ocorrer a partir de janeiro de 2015.
O eSocial é um programa do governo federal que objetiva uniformizar o procedimento de envio de informações dos empregadores em relação aos seus empregados. A transmissão dos dados se dará por meio eletrônico, o que evitará o uso de documentos físicos.
A empresa que não se adequar ao eSocial estará sujeita às punições já previstas nas legislações fiscais, tributarias, previdenciárias e trabalhistas. A estimativa é de que a arrecadação anual do governo aumente 20 bilhões, já que o sistema, por ser online, otimizará o cruzamento de dados e a verificação de fraudes e falhas.
Ronaldo Domingues
Recentes
STF retoma julgamento sobre imunidade do ITBI na integralização de imóveis em empresas imobiliárias
07.04.2014
Primeira Seção do STJ julgará temas tributários de alto impacto em março
07.04.2014
Despesas com pessoal – fixadas em convenção coletiva – geram direito à tomada de crédito de PIS e de COFINS
07.04.2014
STJ afeta ao rito dos repetitivos a controvérsia sobre inclusão de descontos e bonificações na base de cálculo do PIS/COFINS
07.04.2014