Notícias
20.10.2020
Exclusão do ICMS-ST da Base de Cálculo do PIS e COFINS é matéria Infraconstitucional
O Supremo Tribunal Federal, ao analisar oLeading CaseRecurso Extraordinário n.º 1.258.842/RS, reconheceu a ausência de repercussão geral quanto à contenda relativa à inclusão do montante correspondente ao ICMS destacado nas notas fiscais ou recolhido antecipadamente pelo substituto em regime de substituição tributária progressiva na base de cálculo da contribuição ao PIS e da COFINS, determinando que a discussão é matéria infraconstitucional.
Assim sendo, uma vez que a Suprema Corte não constatou a existência de questão constitucional na matéria, caberá ao Superior Tribunal de Justiça dirimir se o ICMS-ST deve ser excluído da base de cálculo do PIS e da COFINS.
Há de se apontar que recentemente a Segunda Turma do STJ entendeu que, em razão do julgamento do RE 574.706 pelo Pretório Excelso que consagrou a não incidência do ICMS na base de cálculo do PIS e da COFINS, a questão quanto a ICMS-ST seria igualmente questão constitucional, assim não poderia ser analisada pelo Tribunal da Cidadania.
Contudo, o julgamento do RE 1.258.842/RS põe fim à discussão quanto à existência de questão constitucional na exclusão do ICMS-ST da base de cálculo do PIS e da COFINS, devendo o Superior Tribunal de Justiça solucionar a matéria.
A equipe tributária da Zulmar Neves Advocacia está à disposição para esclarecimentos adicionais.
Gustavo Cousseau Cavion
Recentes
STJ julgará se a Fazenda Pública pode recusar a fiança bancária ou o seguro oferecido em garantia de execução do crédito tributário através do Tema 1385 do STJ
20.10.2020
STJ suspende julgamento do Tema 1371 sobre arbitramento do ITCMD
20.10.2020
STJ esclarece aplicação do ISS fixo para profissionais liberais em sociedade limitada
20.10.2020
STF suspende análise de imunidade de ITBI em integralização de capital social
20.10.2020