Notícias
13.05.2013
Decisão do STF isenta de IPI importação de máquinas para não contribuintes do imposto
Em recente decisão, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal afastou a cobrança do IPI sobre produtos importados por pessoa jurídica não contribuinte do imposto. No caso analisado, uma clínica de radiologia, que não é contribuinte do imposto, importou uma série de máquinas de raio-x e buscou através da via judicial o reconhecimento da isenção do IPI na operação.
Trata-se de um importante precedente, que consagra o principio da não-cumulatividade do IPI, previsto no art. 153 da Constituição Federal, haja vista que por não ser contribuinte do imposto, a empresa não poderia usar os créditos gerados.
A decisão é inédita na espécie, posto que esse entendimento até então era aplicado somente às pessoas físicas que importavam bens para uso próprio.
O Ministro Relator, Dias Toffoli, muito bem sintetizou a questão: “Pouco importa se o importador é pessoa física ou pessoa jurídica prestadora de serviços, o que importa é que ambos não sejam contribuintes habituais do imposto”.
Portanto, com base nesse entendimento, pessoas jurídicas não contribuintes do imposto podem ingressar com medida judicial a fim de afastar a cobrança do imposto bem como obter o direito de restituição dos valores pagos indevidamente na importação de máquinas e equipamentos.
Gustavo Neves Rocha
Recentes
STJ julgará se a Fazenda Pública pode recusar a fiança bancária ou o seguro oferecido em garantia de execução do crédito tributário através do Tema 1385 do STJ
13.05.2013
STJ suspende julgamento do Tema 1371 sobre arbitramento do ITCMD
13.05.2013
STJ esclarece aplicação do ISS fixo para profissionais liberais em sociedade limitada
13.05.2013
STF suspende análise de imunidade de ITBI em integralização de capital social
13.05.2013