200911.02
0

Crescimento, Crise e Empresas Familiares são temas de painel apresentado por especialistas em Porto Alegre

No dia 12 de novembro, quatro conceituados profissionais irão apresentar o painel “Crescimento e Crise: Os Ciclos Econômicos e os seus Efeitos nas Empresas Familiares”. O encontro acontecerá no Hotel Deville (Avenida dos Estados, 1909), em Porto Alegre, das 14 às 19 horas, com a participação de Celso Ienaga, Magda Geyer Ehlers, Richard Doern e Zulmar Neves, todos com forte atuação em empresas familiares. O painel oferece um panorama da crise, seus efeitos e como a família empresária pode antecipar-se aos acontecimentos. O painel está sendo promovido pelo Instituto Sucessor Geyer Ehlers, Zulmar Neves Advocacia e Dextron Management Consulting. As inscrições podem ser feitas pelo fone (51) 3328 8220. A taxa de inscrição é de R$ 100,00, mais a doação de um brinquedo.

O primeiro tema da tarde, “Como Antecipar-se à Crise”, será abordado por Richard Doern, engenheiro de produção e pós-graduado em marketing e controladoria. Ele acumula mais de 20 anos de experiência liderando processos de transformação empresarial para mais de 75 empresas, tanto do Brasil como do exterior. É especialista em reestruturação de empresas (turnaround management), tendo sido um dos precursores no País a atuar como ínterim CEO, durante as fases críticas dos trabalhos. Atualmente, atua em Governança Corporativa e é membro do Conselho de Administração de três grupos empresariais.

O segundo enfoque será dado por Zulmar Neves, que discorrerá sobre “Fusões e Aquisições em Tempos de Crise”. Neves é advogado e contador, tendo como principal área de atuação o Direito e o Planejamento Tributário, Direito Societário, com larga experiência em operações de joint-venture, fusões e aquisições, processos de reorganização e de dissoluções de sociedades, bem como em reestruturações de empresas familiares. É especialista em Direito Penal-Tributário e Direito Internacional, e professor em Direito Tributário e Contratos em cursos de pós-graduação na Universidade de Caxias do Sul. Atua como conselheiro de Administração e Fiscal em empresas

“Desafios Estratégicos para as Famílias Empresárias” será o tema abordado por Celso Ienaga. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP e com especializações em Estratégia Corporativa pela Harvard Business School, em Estratégia de Negócios pela University of Michigan e em Organização pela IESE University of Navarra, Ienaga acumula mais de 20 anos de experiência profissional. Liderou projetos nas áreas de estratégia, organização e finanças corporativas em empresas e negócios de diferentes segmentos de mercado, tanto no Brasil como no exterior. Ienaga é sócio da Dextron Management Consulting.

O último tema do painel será “A Família Empresária diante das Mudanças”, que será apresentado por Magda Geyer Ehlers. Psicóloga graduada pela PUC-RS e consultora de empresas familiares, fundou a Geyer Ehlers & Associados, consultoria especializada na Gestão da Sucessão de empresas familiares. Tem sido palestrante em eventos nacionais e internacionais, com artigos publicados na imprensa especializada na área de negócios. Atuou em mais de 200 empresas, nos mais diversos segmentos de mercado em todo o Brasil. Em 2001, fundou o Instituto Sucessor, cuja missão é desenvolver e capacitar a família empresária.

O painel encerrará com a entrega dos brinquedos à entidade assistencial e com confraternização entre participantes e palestrantes.

Fonte: Zulmar Neves