Artigos

12.12.2023

A ESG como ferramenta de negócios

A sigla ESG significa “Environmental, Social and Governance” que implica em três pilares compostos de práticas relacionadas às questões ambientais, sociais e de governança corporativa, utilizada para medir a sustentabilidade e o impacto ético de um investimento com abrangência para além da análise financeira tradicional.

Considera-se que a ESG seja a sustentabilidade empresarial, assim entendida pelas práticas ambientais, sociais e de governança que passaram a ser consideradas essenciais nas análises de risco e nas decisões de investimentos, colocando forte pressão sobre o setor empresarial. É utilizada como uma espécie de métrica para nortear boas práticas de negócios.

Alguns aspectos observados quando se trata de ESG são os impactos ambientais e sociais da cadeia de negócios, as emissões de carbono, a gestão de resíduos e rejeitos oriundos de determinada atividade, questões trabalhistas e de inclusão dos trabalhadores e a metodologia de contabilidade, dentre outras.

Os investidores aumentaram a cobrança pela adoção e divulgação de práticas de negócios baseadas em ESG, uma vez que a falta de compromisso ambiental tem sido vista como um risco crescente para a sustentabilidade do sistema financeiro global, notadamente os negócios dependem da continuidade da espécie humana, ameaçada pela crise climática iminente.

A ESG impacta em como a empresa é vista, independentemente de seus resultados financeiros. Atuar de acordo com padrões ESG amplia a competitividade do setor empresarial, seja no mercado interno ou no exterior, já que os investidores, e os consumidores, estão valorizando as empresas pelos seus propósitos.

No mundo atual, no qual as empresas são acompanhadas de perto pelos seus diversos stakeholders, ESG é a indicação de solidez, custos mais baixos, melhor reputação e maior resiliência em meio às incertezas e vulnerabilidades. 

Atualmente as informações ESG são essenciais para a tomada de decisões dos investidores, e trazem oportunidades para as empresas, além de mitigar riscos e gerar valor no longo prazo; é possível integrar a ESG com estratégias corporativas, melhor governança e maior comunicação entre os acionistas e partes interessadas.

A adoção da ESG, que exige práticas ligadas à economia circular, pode atrair o público interessado no consumo consciente. No mesmo sentido do que houve com o início do compliance para que a implantação da ESG seja bem-sucedida será necessário dialogar com eficiência, para dentro e para fora da empresa, com seus próprios colaboradores e seu público final.

Será necessário o desenvolvimento de práticas de uma rotina compatível aos colaboradores da empresa, iniciando pelas áreas de decisões estratégicas. Após isso, de cima para baixo deverá haver a comunicação eficiente, que objetiva voltar os colaboradores para essa nova missão empresarial. Na sequência a empresa deve olhar para fora, realizar benchmarking, analisar desafios e práticas de cada segmento e exigir dos parceiros a prática dos mesmos interesses.

Os critérios ESG, relacionados aos 17 ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável) reúnem grandes desafios e vulnerabilidades da sociedade, apontam os principais itens a serem acompanhados e sinalizam as grandes oportunidades ao se relacionarem diretamente com as necessidades.

Apesar de, no Brasil, a relação dos ODS com os negócios estar presente nas grandes empresas, nada impede que empresas de médio e pequeno porte se adequem às necessidades com finalidade de melhorar o desempenho e a eficiência empresarial.

Os padrões ESG da International Finance Corporation (IFC) incluem os padrões de desempenho, que definem as responsabilidades dos clientes para gerenciar seus riscos ambientais e sociais, e a metodologia de governança corporativa, que estabelece uma abordagem para avaliar e melhorar a governança corporativa dos clientes.

Há desafios nas rotinas e no envolvimento dos funcionários, fornecedores, clientes e toda a cadeia envolvida na empresa que precisam ser superados para estabelecer programas de ESG, como a falta de clareza sobre o planejamento e início da implantação das práticas e da elaboração dos relatórios de sustentabilidade.

Saiba quais são as justificativas para integrar ESG à estratégia da sua empresa e verifique que você pode atingir os resultados pretendidos através dela.

A equipe trabalhista da ZNA está à disposição para prestar esclarecimentos adicionais.

Juliana Krebs Aguiar

Advogada ZNA