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29.06.2010

A logística reversa e o meio ambiente

Logística é a ciência que estuda como levar itens de produção ao consumo, com o menor custo. Ela é parte no processo de gerenciamento da cadeia que planeja, implementa, controla o eficiente e efetivo fluxo e armazenagem de bens, serviços e informações associadas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender os requisitos do consumidor.

Na cadeia comercial, o ciclo dos produtos não termina quando esses são descartados, sendo a reciclagem e o reaproveitamento dos materiais questões importantes no meio empresarial, uma vez que tratam da responsabilidade da empresa sobre o fim da vida de seu produto.

Para a sociedade, os descartes são uma agressão à natureza, de modo que foi necessário um planejamento reverso do pós-consumo, no qual se pudesse programar, com eficiência e eficácia, o retorno e a recuperação dos produtos utilizados. E a esse procedimento dá-se o nome de Logística Reversa.

A Logística Reversa (LR), ou também conhecida por Logística Verde, é a área da logística que trata do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até ao local de origem. Ou seja, é a versão contrária da logística convencional.

A preocupação da Logística Reversa é fazer com que o material, sem condições de ser reutilizado, retorne ao seu ciclo produtivo ou para o de outra indústria como insumo, evitando uma nova busca por recursos na natureza e permitindo um descarte ambientalmente correto.

O planejamento inverso utiliza os mesmos processos que o planejamento convencional da logística, e o seu foco está na redução do consumo de matérias-primas, na reciclagem, na substituição e na reutilização de materiais, e na deposição de resíduos.

Atualmente, uma preocupação constante para as empresas e organizações públicas e privadas é o reaproveitamento dos seus produtos fabricados e comercializados, e já utilizados.

A questão da reutilização dos materiais proporciona o aumento da participação da empresa no mercado, pois ser ambientalmente correto afeta diretamente a satisfação do cliente. O que é resíduo, hoje, pode valer dinheiro, se for bem empregado no futuro.

O perfil do novo consumidor é o de preocupação com o meio ambiente, uma vez que possui consciência sobre os danos que os resíduos podem causar ao meio ambiente. E essa preocupação se reflete nas empresas e indústrias, que são responsabilizadas pelo aumento dos resíduos.

Nesse contexto, surgem as políticas de processos que contribuem para o desenvolvimento sustentável, na qual se encontra a Logística Reversa, que traz o conceito de administrar não somente a entrega do produto ao cliente, mas também o seu retorno, o direcionando para a melhor reutilização ou o seu descarte.

Assim, a implementação da Logística Reversa garante à empresa bons resultados para o futuro de toda a sociedade.

Patrícia Pantaleão Gessinger