Notícias
13.04.2022
STF estende prazo na suspensão de despejos e desocupações na pandemia
O princípio da precaução e os impactos habitacionais e humanitários foram considerados na decisão do Supremo
Em decisão proferida pelo Superior Tribunal de Federal (ADPF 828), o Ministro Roberto Barroso deferiu, parcialmente, a medida cautelar incidental para estender o prazo a fim de que os direitos assegurados pela Lei. n.º 14.216/2021, acerca dos despejos e desocupações em função da pandemia da Covid-19, tanto para áreas urbanas quanto rurais, continuem aplicáveis até o 30 de junho de 2022.
Pandemia teve impacto na decisão do STF
A decisão foi baseada na incerteza do cenário internacional sob o aspecto sanitário, considerando que, por mais que se perceba uma melhora nos indicadores brasileiros e a evolução da vacinação, há um alerta de que os casos de Covid-19 estão aumentando em nível global. Assim, tornou-se recomendável que a suspensão das ordens de despejo e desocupação seja prorrogada por mais um período, em virtude do princípio da precaução.
Conforme o Ministro Relator “é preciso estabelecer um regime de transição, a fim de evitar que a realização de reintegração de posse por todo o país em um mesmo momento conduza a uma situação de crise humanitária”.
Na ADPF, Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, o Ministro também apela para que o legislador delibere sobre os meios que possam minimizar os impactos habitacionais e humanitários eventualmente decorrentes de reintegrações de posse após esgotado o prazo de prorrogação da medida concedida.
Jéssica Szalanski Novaes
Advogada ZNA
Recentes
Receita Federal lança nova versão do serviço digital da CND
13.04.2022
Empresas importadoras com TTD 409 em Santa Catarina devem atentar-se às novas diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado
13.04.2022
Receita Federal atualiza regras para compensação de créditos de PIS e COFINS com aplicação da taxa Selic
13.04.2022
STJ decide que contribuinte que adere à transação tributária não deve pagar honorários à Fazenda Nacional
13.04.2022