Notícias
05.06.2023
Projeto de Lei visa simplificar o processo de emissão de debêntures
O Poder Executivo apresentou à Câmara do Deputados o Projeto de Lei nº 2.551/2023 (“PL”), que tem como intuito alterar a Lei das Sociedades por Ações.
O PL, que faz parte do programa “Simplificação e Desburocratização do Crédito”, do Ministério da Fazenda, tem por escopo desburocratizar e simplificar o procedimento de emissão de debêntures.
As debêntures são títulos de dívida emitidos por sociedades com o objetivo de captar recursos junto ao mercado. Logo, o investidor, ao adquirir esse título, passa a ter um direito de crédito contra a sociedade.
Entre as principais alterações propostas pelo PL, destaca-se a simplificação do procedimento de emissão de debêntures, permitindo com que o Conselho de Administração, quando houver, ou a Diretoria delibere sobre a emissão de debêntures não conversíveis em ações. Desse modo, o objetivo é tornar o procedimento menos complexo, visto que atualmente exige-se a aprovação de tal matéria em assembleia geral.
Outro destaque do PL é a dispensa da obrigatoriedade de registro da escritura de emissão de debêntures na Junta Comercial. Se aprovado, caberá ao Poder Executivo, no caso de companhias fechadas, e a Comissão de Valores Mobiliários, no caso de companhias abertas, disciplinar o registro e a divulgação do ato societário das emissões.
Estas alterações têm o potencial de reduzir os custos relacionados à captação de recursos por parte das sociedades, tornando o mercado de dívida corporativa brasileiro mais atrativo não só para as empresas emissoras quanto para os investidores.
A ZNA permanece acompanhando o trâmite do Projeto de Lei e fica à disposição para esclarecimentos adicionais.
Karoline Gonçalves Bruno
Advogada ZNA
Recentes
STF julgará em repercussão geral se a contribuição ao SENAR tem natureza social
05.06.2023
ICMS/RS: Disponível o parcelamento simplificado de débitos em até 60 vezes
05.06.2023
PGFN lança novo edital de transação por adesão para negociação de dívidas ativas da União
05.06.2023
STF julgará em repercussão geral a imunidade do ITBI para empresas imobiliárias
05.06.2023