Notícias
25.01.2023
Programa de Redução de Litigiosidade Fiscal – PRLF
No dia 12 de janeiro de 2023 foi publicada a Portaria conjunta da Receita Federal do Brasil e da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, n.º 1/2023, que instituiu o Programa de Redução de Litigiosidade Fiscal – PRLF.
O referido Programa diz respeito a uma nova modalidade de transação tributária e estabelece condições para transação excepcional na cobrança da dívida em contencioso administrativo tributário no âmbito de Delegacia da Receita Federal de Julgamento (DRJ), do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) e de pequeno valor no contencioso administrativo ou inscrito em dívida ativa da União.
O PRLF de que trata a referida Portaria envolverá:
(i) o parcelamento dos créditos tributários, observados os limites previstos na lei de regência da transação;
(ii) a concessão de descontos aos créditos considerados irrecuperáveis ou de difícil recuperação, nos termos da legislação de regência;
(iii) a utilização de créditos de prejuízo fiscal e de base de cálculo negativa da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), observados os limites máximos previstos na lei de regência da transação e o previsto na Portaria; e
(iv) a possibilidade de utilização de créditos líquidos e certos, devidos pela União, suas autarquias e fundações públicas, próprios do interessado ou por ele adquiridos de terceiros, decorrentes de decisões transitadas em julgado para quitação ou amortização do saldo devedor da transação, observada a Portaria Normativa AGU nº 73/2022.
Além disso, a Portaria prevê desconto para pessoas físicas, micro e pequenas empresas, sendo o referido desconto de até 50% sobre o valor total do débito que não ultrapassar 60 salários mínimos (tributo, juros e multa) e até 12 meses para pagar.
Para pessoas jurídicas (com débitos superiores a 60 salários mínimos) o desconto é de até 100% sobre o valor de juros e multas.
A adesão ao PRLF poderá ser formalizada das 8h de 1° de fevereiro de 2023 até as 19h, horário de Brasília, do dia 31 de março de 2023. A Portaria não se aplica aos créditos apurados na forma do Simples Nacional e entra em vigor no dia 1° de fevereiro de 2023.
A equipe tributária da Zulmar Neves Advocacia está à disposição para esclarecimentos adicionais.
Carolina Teles Carvalho
Advogada ZNA
Recentes
Receita Federal lança nova versão do serviço digital da CND
25.01.2023
Empresas importadoras com TTD 409 em Santa Catarina devem atentar-se às novas diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado
25.01.2023
Receita Federal atualiza regras para compensação de créditos de PIS e COFINS com aplicação da taxa Selic
25.01.2023
STJ decide que contribuinte que adere à transação tributária não deve pagar honorários à Fazenda Nacional
25.01.2023