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28.09.2023

Por que o Setembro Amarelo importa para a empresa?

Ter saúde não significa a ausência de doença, ter saúde significa bem-estar e qualidade de vida. Por essa razão o mês de setembro é dedicado à prevenção do suicídio. Em mais de 90% dos casos de suicídio há uma doença mental relacionada e nesse mesmo percentual os casos de suicídios poderiam ser prevenidos ou evitados. 

A Síndrome de Burnout, que se caracteriza pelo esgotamento profissional, pela exaustão extrema, pelo estresse e esgotamento decorrente de situações desgastantes de trabalho, aparece entre as oito principais causas de suicídio. Além disso, os transtornos mentais estão entre as principais causas de afastamento do trabalho. 

O propósito deste pequeno texto é mostrar que, como as empresas são formadas por pessoas, as organizações impactam diretamente sobre elas, de modo que devem observar não só o meio ambiente como um recurso, mas também as pessoas como tal. Isso porque, neste mundo cheio de pressões profissionais e pessoais, os índices de ansiedade e depressão estão disparando, impactando, diretamente, na produtividade e aumentando os custos da empresa.

Quando o trabalhador tem íntegra sua saúde, física e mental, realiza as atividades com maior rapidez, motivação, assertividade, produtividade e tem mais assiduidade, o que ocasiona menos desgaste financeiro para a empresa.

Para se manter a saúde mental no trabalho é importante manter organização, realizar pausas e intervalos, evitar fofocas, valorizar os profissionais e os colegas, além de dar importância ao bom humor na realização das atividades. As condições de trabalho inseguras devem ser sempre identificadas, eliminadas ou controladas e dependem tanto do empregado quanto do empregador.

Juliana Krebs Aguiar

Advogada ZNA