Artigos
30.03.2022
O Golpe do Leilão Falso
TJ faz alerta e indica meios de verificação.
Recentemente, através de notícia do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), foi emitido alerta sobre a realização de leilões falsos; várias pessoas foram vítimas dos golpes.
Os leilões falsos são realizados de forma eletrônica em sites não homologados pelos órgãos oficiais.
Efetivamente, o leilão de forma eletrônica é instrumento que gera celeridade e maior divulgação dos bens, atingindo maior número de possíveis interessados. Contudo, como podemos verificar a autenticidade de um site de leilão eletrônico?
A verificação, na verdade, é mais simples do que parece. Por exemplo, a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (JUCISRS) possui em seu site a relação dos leiloeiros cadastrados, bem como os sites e as informações para contato deles. A informação é de simples acesso, bastando “clicar” no link “Relação dos Leiloeiros”, disponível no próprio site da JUCISRS.
O mesmo procedimento é adotado pelas demais Juntas Comerciais do país, que são as responsáveis pelo cadastro dos leiloeiros nas Unidades da Federação.
Conforme orientação do TJRS, o cidadão deve certificar-se de que a URL do site termina com“.com.br”, bem como verificar a possibilidade de visitar os automóveis a serem leiloados. Já no que se refere às mercadorias apreendidas, o usuário deve buscar informações junto à Receita Federal, por meio do Sistema de Leilão Eletrônico (SLE).
A ZNA permanece à disposição para eventuais esclarecimentos.
Maria Clara Petry Battastini
Advogada ZNA
Recentes
Breve panorama sobre Arbitragem no Brasil
30.03.2022
Prazo para Cadastro no Domicílio Judicial Eletrônico encerra dia 30 de setembro de 2024
30.03.2022
Lei 14.879/2024 e a limitação à autonomia da cláusula de eleição de foro
30.03.2022
A Inconstitucionalidade da Tributação do Crédito Presumido de ICMS, perpetrada pela Lei n.º 14.789/2023, conhecida como Lei das Subvenções
30.03.2022